segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Metal: A Headbanger's Journey

Filme lançado em 2006 sobre heavy metal disseca o gênero

Dirigido por um antropólogo, “Metal: A Headbanger's Journey” promete ser o mais completo documentário já feito sobre uma das correntes mais polêmicas do rock. Íntegra da entrevista feita para matéria publicada na Bizz 204, de agosto de 2006.
Por que a crítica musical pega tanto no pé dos fãs e das bandas de heavy metal, se os shows do gênero vivem lotados, os discos vendem feito água, e o que não para de surgir são novas tendências que revitalizam todo o cenário? Se você volta fica encafifado com questões como essa, vai se interessar em assistir ao filme “Metal: A Headbanger’s Journey”, dirigido pela dupla Sam Dunn e Scot McFdyen. O documentário dá uma geral no metal feito em todo o mundo, e contém entrevistas exclusivas com ícones do gênero, além de fãs e dos próprios diretores. Eles são acompanhados pela câmera e tentam descobrir tudo sobre um dos mais polêmicos subgêneros do rock.
Sam Dunn ganhou destaque na mídia por ser um antropólogo e se interessar por heavy metal, só que antes de se graduar na Universidade de York, em Toronto, ele já era fã de música pesada desde os nove anos. Para ele, a questão antropológica está intimamente ligada a uma cultura estereotipada e mal compreendida como o heavy metal, e um dos objetivos do filme é mostrar para as pessoas que nunca se interessaram pelo gênero, que ele pode ser uma coisa legal e socialmente interessante.

Para quem ainda não viu este excelente documentário sobre metal, pode baixar no blog Postmaster

Nenhum comentário: